terça-feira, 5 de novembro de 2013

Mel: a partir de que idade posso dar ao meu filho?



O mel costuma ser uma alternativa saudável tanto para adoçar os alimentos quanto para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados.

Mas a partir de quando podemos utilizá-lo?

O mel, independente da marca ou procedência, pode estar contaminado com os esporos da bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo. Tais esporos são muitos resistentes e podem sobreviver até a pasteurização e a altas temperaturas. Isso ocorre com os xaropes de milho também.

Como o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro, ele pode desenvolver uma forma grave da doença. O risco é maior no primeiro ano de vida. Por isso, o ideal é oferecer mel apenas após a criança completar 1 ano.

Mesmo após 1 ano, é recomendado usar o mel com moderação para não acostumarmos o paladar das nossas crianças com a necessidade de alimentos extremamente doces. Além disso, nunca se esqueça de sempre limpar os dentinhos após sua utilização.

Fica a dica!

Beijos!




11 comentários:

  1. Olá! Gostaria de saber se existe alguma contra-indicação no consumo do mel por lactantes. Meu bebê tem 2 meses e mama só leite materno, mas estou com a garganta inflamada e, como não posso tomar remédios, estou usando só medidas caseiras como chá de gengibre e mel com limão. Vi essa matéria e fiquei com receio sobre o uso do mel... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Tata, como você já tem a imunidade madura, não tem problema ingerir o mel, pois, mesmo que ele esteja contaminado, você conseguirá combater antes de passar para o bebê. Fique tranquila. Um abraço!

      Excluir
  2. Tenho uma filha de 2,5anos e ela é muito alérgica e com isso tem crise de tosse frequentemente, só alivia quando eu coloco um pouquinho de mel na boca dela, bem dizer todos os dias, tenho medo de estar dando muito mel, mas é a unica coisa que alivia a tosse dela, tem algum problema?

    ResponderExcluir
  3. Nessa idade o mel já está liberado, mas procure dar pouca quantidade para não acostumá-la com a necessidade do doce.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Meu filho tem 1 ano e 3 meses, gostaria de saber se já posso dar mel à ele pra aliviar a tosse?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Meu filho tem 1 ano e 3 meses, gostaria de saber se já posso dar mel à ele pra aliviar a tosse?

    ResponderExcluir
  6. Olha tenho um filho de 11 mes e 14 dias e ele tá turcindo muito e gostaria de saber se posso da mel pra.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Minha filha tem 1 e 5 meses. Ela tomou mel liberada pelo pediatra.. Mas tudo que come vomita. O que faco?

    ResponderExcluir
  8. Oi minha filha tem 2 ano e meio foi diagnosticada com rinossinosite está sempre atacada e resfriada toma remédio pra imunidade direto e não resolve ser a que o mel pode ajuda pois agora tem tosse também mas não tenho costume de dar mel para ela lendo percebi que ele é bom pra um monte de coisa

    ResponderExcluir
  9. Oi minha filha tem 2 ano e meio foi diagnosticada com rinossinosite está sempre atacada e resfriada toma remédio pra imunidade direto e não resolve ser a que o mel pode ajuda pois agora tem tosse também mas não tenho costume de dar mel para ela lendo percebi que ele é bom pra um monte de coisa

    ResponderExcluir
  10. meu neto tem 1ano e 3 messes posso dar mel a ele?

    ResponderExcluir