terça-feira, 19 de novembro de 2013

Semana Especial de Vacinas: Poliomielite e Rotavirus



Vamos iniciar a semana especial sobre vacinas!

POLIOMIELITE

QUAL A VIA DE ADMINISTRAÇÃO E COMPOSIÇÃO DESSA VACINA?
A vacina contra poliomielite pode ser administrada pela via oral ( Sabin ), composta por vírus vivo atenuado, ou pela via intramuscular ( Salk ), composta por vírus morto. A Sabin, por conter vírus vivos, pode desencadear a doença, diferentemente da Salk. Por isso, o Ministério da Saúde substituiu as gotinhas dos 2 e 4 meses pela injeção intramuscular, pois nessa fase a chance de desenvolvimento da doença é maior.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE NOS VACINARMOS CONTRA POLIOMIELITE?
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus. A transmissão é fecal-oral, ou seja, da contaminação da boca com as fezes, ou pela via oral-oral, transmissão pelo contato com a saliva das pessoas infectadas ao falar, tossir e espirrar. Por isso mais uma vez a importância de sempre lavarmos as mãos! Os sintomas incluem febre, dor de garganta, náuseas e dor abdominal. Porém 1% dos casos pode desenvolver a forma paralítica da doença, com perda da força muscular e dos reflexos de um dos membros inferiores, mantendo a sensibilidade. Daí a importância de nos vacinarmos.

É NECESSÁRIO FAZER O REFORÇO EM TODAS AS CAMPANHAS?
A vacina contra poliomielite deve ser dada em 4 doses até os 15 meses de vida ( vide calendário vacinal no post Vacinas: porque são tão importantes? ). Porém os reforços ajudam a manter as células de memória sempre ativas ( confira no mesmo post ).

ROTAVÍRUS

QUAL A VIA DE ADMINISTRAÇÃO E COMPOSIÇÃO DESSA VACINA?
A vacina contra o rotavírus é administrada pela via oral e é composta por vírus vivo atenuado.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE NOS VACINARMOS CONTRA O ROTAVÍRUS?
O rotavírus é a causa mais frequente de diarreia grave em lactentes, sendo responsável por milhares de mortes principalmente nos países em desenvolvimento. Daí a importância de nos vacinarmos. A transmissão é semelhante a poliomielite, ou seja, fecal-oral ou oral-oral. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia e febre. Vale ressaltar que essa vacina protege apenas contra o rotavírus, não evitando assim a infecção por outros vírus que causam gastroenterites.

É VERDADE QUE PODE CAUSAR SANGRAMENTO INTESTINAL?
Alguns bebês podem apresentar sangramento nas fezes até 42 dias após a vacina contra o rotavírus, fato que deve chamar a atenção da mãe para uma avaliação médica. Na grande maioria das vezes não é necessário realizar nenhum tratamento específico, mas precisa-se descartar uma complicação mais grave, a invaginação intestinal. É uma das causas mais comuns de obstrução intestinal em que o intestino " entra dentro dele mesmo ", como uma luneta, e exige cirurgia na grande maioria das vezes. Porém essa complicação deixou de ser comum após a substituição da vacina para uma mais moderna desde o ano de 2000.

IMPORTANTE: CASO A CRIANÇA VOMITE APÓS A ADMINISTRAÇÃO DAS VACINAS CONTRA POLIOMIELITE OU ROTAVÍRUS, NÃO HÁ NECESSIDADE DE REPETIR A DOSE, POIS BASTA UMA QUANTIDADE ÍNFIMA PARA GARANTIR UMA BOA RESPOSTA.

Caso tenham alguma dúvida, podem fazer perguntas por aqui, face ou instagram.

Uma abraço e até amanhã!



Nenhum comentário:

Postar um comentário