quinta-feira, 9 de julho de 2015

Vacina contra Meningococo B: vale a pena fazer?





Olá a todos!

A vacina contra o meningococo B já está disponível no Brasil, mas muitos pais me questionam se vale a pena fazê-la ou não.

Para entenderem melhor sobre as causas, sinais, sintomas e consequências das meningites, leiam o post Tudo sobre Meningites!
Agora que vocês já sabem um pouquinho mais sobre a doença, vamos conhecer melhor esta nova vacina.

No ano de 2014, 22,7% dos casos de meningite bacteriana foram causados pelo sorotipo B do meningococo. Costuma ter evolução rápida e pode deixar sequelas. A doença é mais frequente entre crianças e adolescentes e já está liberada para os bebês a partir de 2 meses de vida.

Crianças com menos de um ano deverão tomar três doses, além de um reforço depois de um ano. Já para as crianças acima de um ano e os adolescentes, a recomendação são duas doses, com intervalo de dois meses entre cada uma.

A vacina é constituída pela proteína da membrana da bactéria, é aplicada pela via intramuscular e apresenta altas taxas de imunização, por volta de 100%!!!!

Algumas mães estão relatando efeitos colaterais como febre e dor no local da aplicação, mas que podem ser resolvidos com analgésicos e antitérmicos.

A vacina ainda não está disponível no Sistema Público de Saúde e ainda não há uma previsão de quando isso ocorrerá.

Assim, a resposta da pergunta inicial é SIM, VALE A PENA FAZER A VACINA!

Espero que tenham gostado! Até o próximo post!

Abraços!

Um comentário:

  1. E normal formar tipo nódulo na perna após aplicação dessa vacina está bem grande

    ResponderExcluir