terça-feira, 26 de novembro de 2013
Semana Especial de Vacinas: Gripe e HPV
Hoje vamos falar dessas duas vacinas muito importantes!
GRIPE
A gripe é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus Influenza e transmitida através de secreções da pessoa contaminada como tosse, espirros e saliva. Os sintomas incluem febre alta, tosse e muita dor pelo corpo deixando a pessoa acamada muitas vezes. Dura em média 7 dias e pode evoluir para pneumonia e até óbito nas pessoas mais susceptíveis como crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. É importante diferenciar a gripe do resfriado que é causado por outros tipos de vírus e cursa com sintomas parecidos, porém muito mais leves e de duração mais breve. A vacina protege contra o vírus Influenza, é composta pelo vírus morto e é aplicada pela via intramuscular. Esses dados são importantes para deixarmos claras algumas questões:
- a vacina da gripe não evita que a pessoa vacinada fique resfriada
- a vacina da gripe é eficaz em torno de 89% dos casos e evita principalmente a forma grave da doença
- a vacina da gripe não causa gripe na pessoa vacinada, pois é composta por vírus inativados
- a vacina da gripe é modificada anualmente de acordo com as mutações virais encontradas, por isso a importância de refazer a vacina em todas as campanhas anuais
A vacina disponível no Brasil atualmente também protege contra o vírus Influenza tipo A ( H1N1 ), que é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína.
Apenas as crianças entre 6 meses e 2 anos, os idosos acima dos 60 anos e os portadores de doenças crônicas podem receber essa vacina gratuitamente pelo sistema público de saúde, mas é recomendado que todas as pessoas sejam vacinadas. Por isso fiquem atentos ao início da campanha, geralmente no fim de março e início de abril de todos os anos, para procurarem a rede privada de vacinação.
HPV
O Papiloma Vírus Humano ou HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum atualmente. Esse grupo de vírus inclui mais de 100 tipos diferentes, sendo que os subtipos 6, 11, 16 e 18 são os mais importantes. Os tipos 6 e 11 são responsáveis por 90% das verrugas genitais e os tipos 16 e 18, por 70% dos cânceres de colo de útero. Existem 2 tipos de vacinas contra o HPV: a bivalente, que protege contra os tipos 16 e 18 e a quadrivalente, contra os tipos 6,11,16 e 18. É composta pelo vírus inativado e aplicada pela via intramuscular. O ideal é realizar o esquema vacinal antes do início da vida sexual, por isso a vacina está liberada a partir dos 9 anos, tanto para meninas quanto para meninos. O esquema inclui 3 doses, é de uso exclusivamente preventivo e possui eficácia de praticamente 100% contra a evolução para a doença maligna. Essa vacina por enquanto só está disponível na rede privada, mas há uma previsão de ser liberada no sistema público a partir de março de 2014, porém apenas para meninas dos 11 aos 13 anos e em 2015 para meninas dos 9 aos 11 anos.
Assim que surgirem mais novidades eu passo para vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário