segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Semana Especial de Vacinas: Tetra viral
Olá pessoal! Vamos dar continuidade a nossa semana especial!
A vacina tetra viral inclui sarampo, caxumba, rubéola e varicela. É composta pelos 4 virus vivos atenuados e é aplicada pela via intramuscular. É eficaz em média 97% dos casos.
SARAMPO
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Morbilis vírus e é transmitido através do contato com as secreções da pessoa contaminada como saliva, tosse e espirros. Os sintomas incluem febre, tosse, conjuntivite, manchas brancas na parte interna das bochechas e exantema ( manchas avermelhadas na pele ) que progridem da cabeça para os pés. É uma doença potencialmente grave, podendo evoluir para pneumonia, encefalite e até provocar aborto em gestantes.
CAXUMBA
A caxumba também é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo paramyxovirus e transmitida através das secreções. O vírus causa inflamação das glândulas parótidas ( parotidite ), submaxilares e sublinguais. Os sintomas incluem febre, dor para engolir e inchaço das glândulas afetadas.
Apesar de ser uma doença benigna, pode evoluir em alguns casos com inflamação dos ovários e testículos ( resultando em esterilidade ), além de meningite e surdez. São raros os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba, mas pode ocorrer inflamação de outras glândulas que não foram afetadas da primeira vez.
RUBÉOLA
A rubéola é outro caso de doença infecto-contagiosa, causada pelo Togavirus e também transmitida pelas secreções, mas pode ocorrer transmissão para o feto durante o primeiro trimestre de gravidez ( rubéola congênita - forma mais grave da doença podendo causar malformações fetais como surdez e problemas visuais ). Os sintomas incluem febre, coriza, dor para engolir e exantema que se inicia no rosto e depois de espalha pelo corpo. Muito parecido com o sarampo não é mesmo? Por isso a avaliação médica é muito importante!
VARICELA ( Catapora )
Recentemente incluída na rede pública, a vacina contra varicela foi uma conquista!
Já conversamos antes sobre essa doença. Se você ainda não leu ou queira recordar é só ir no post Varicela: a doença do momento.
Um abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário