segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A importância do pediatra no 1º ano



Que o acompanhamento do seu filho com o pediatra é importantíssimo você já sabe, mas por que ele é mais importante ainda no 1º ano de vida do seu bebê?

O pediatra tem a função não apenas de diagnosticar e tratar doenças, mas também a de ajudar as crianças a adquirirem hábitos saudáveis, física e psicologicamente, a fim de se transformarem em adultos com a melhor qualidade de vida possível.

O momento ideal para os pais escolherem o pediatra é durante a gestação para que se conheçam e para que esse acompanhamento ocorra de forma segura, tranquila e contínua após o nascimento, pois a qualidade desse relacionamento depende da confiança e empatia entre ambos.

É no primeiro ano de vida que detectamos sequelas relacionadas ao período gestacional e perinatal, acompanhamos se o desenvolvimento neuro-psico-motor está adequado ( veja o post Meu filho está com o desenvolvimento neurológico normal? ), orientamos sobre a prevenção de acidentes, amamentação e como introduzir a alimentação complementar, sobre quais vacinas fazer em cada mês ( veja o post Vacinas: porque são tão importantes? ), diagnosticamos muitas síndromes, enfim, é nesse período em que podemos atuar para prevenir doenças futuras e tratar precocemente as já existentes obtendo melhores resultados.

As consultas nessa fase devem ser mensais, pois existem muitas mudanças importantes todos os meses e para que o pediatra possa intervir antecipadamente se necessário, já que as pesquisas comprovam que o que ocorre nos primeiros anos de vida deixam sequelas para a vida toda.

Criança que faz acompanhamento adequado é adulto saudável e família feliz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário