terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
Icterícia X Hiperbetacarotenemia
A icterícia ( cor amarelada da pele e conjuntiva ) é um sinal muito comum na infância e hoje vamos conversar sobre suas principais causas.
É decorrente do aumento das bilirrubinas, um subproduto dos glóbulos vermelhos velhos. Todos os dias, alguns desses glóbulos morrem ( hemolisam ) e são substituídos por novos. O fígado retira as células antigas formando a bilirrubina que será eliminada pelas fezes.
Desse modo, a icterícia pode ocorrer pelo excesso de destruição dos glóbulos vermelhos ( hemólise ), pela obstrução dos ductos hepáticos que eliminam a bilirrubina para o intestino ou por uma inflamação no fígado.
Mas vamos para as principais doenças causadoras de icterícia:
HEPATITES: independente da causa da hepatite ( viral, auto-imune, medicamentosa ), a icterícia estará presente devido a inflamação do fígado.
COLECISTITE: a inflamação da vesícula biliar ocorre pela obstrução do seu ducto por pedras. É uma doença mais comum em adultos.
ANEMIA HEMOLÍTICA: pode ser auto-imune, anemia falciforme, talassemia, esferocitose, deficiência de G6PD entre outras, o excesso de hemólise aumenta a liberação da bilirrubina.
ICTERÍCIA NEONATAL FISIOLÓGICA: não é exatamente uma doença, mas sim uma condição natural no período neonatal devido a própria imaturidade do sistema excretor de bilirrubina. Nesse caso, a icterícia é classificada em zonas de I a V sendo que quanto maior o nível de bilirrubina, maior a zona ( a coloração amarelada atinge as regiões mais inferiores do corpo ). Desse modo, a face e os olhos são os últimos locais a clarearem.
Caso o recém-nascido seja portador de alguma anemia hemolítica ou de incompatibilidade sanguínea com a mãe, a icterícia pode se prolongar ou necessitar de fototerapia , tratamento que reduz a bilirrubina mais rapidamente. Após a alta, é necessário realizar banhos de sol diários ( pelo menos 20 minutos apenas de fralda ) para manter a redução da icterícia.
Vale ressaltar a possibilidade da pele estar amarelada apenas por excesso de betacaroteno, pigmento presente nas frutas e legumes de cor amarela e alaranjada. Nesse caso, apenas a pele tende a ser mais alaranjada, incluindo as palmas das mãos e plantas dos pés e a conjuntiva não é acometida.
Como você viram, existem várias causas para a pele da criança ficar amarelada e apenas uma é contagiosa (cuidado com os estigmas!!! ). Por isso, a qualquer alteração percebida, a avaliação do pediatra é necessária para identificar a verdadeira causa.
Fica a dica!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário