Olá papais e mamães! Hoje vamos falar sobre meningite, essa doença que tanto assusta a todos nós!
O QUE É MENINGITE?
É a inflamação da meninge, membrana que reveste o encéfalo e a medula espinhal.
QUAL A CAUSA E COMO É TRANSMITIDA?
As principais causas são os vírus e bactérias que são transmitidos pelo ar e através do contato com a saliva e secreções das vias aéreas superiores da pessoa contaminada. Por isso, lavar sempre as mãos e evitar colocá-las na boca é tão importante, além de evitar ambientes fechados e com muita gente. Outra porta de entrada são as otites e infeções de pele profundas na região da face.
EXISTE VACINA CONTRA MENINGITE?
As bactérias mais comuns são o meningococo C, o pneumococo e o Haemophilus influenzae tipo b, que possuem vacinas, inclusive na rede pública de saúde ( confira os posts sobre a Semana Especial de Vacinas ). Mas existem outras bactérias menos comuns e os vírus, que não possuem vacina.
QUAIS OS SINTOMAS?
Os principais sintomas são dor de cabeça, febre e vômitos. Confusão mental, convulsão e sonolência podem aparecer nos casos mais graves.
Ao exame físico, a criança costuma apresentar rigidez de nuca associada a flexão dos membros inferiores e pode apresentar manchas arroxeadas pelo corpo.
O diagnóstico é realizado através da punção e análise do líquor, líquido que envolve o encéfalo e a medula espinhal. É um exame rápido e pouco dolorido, apesar de geralmente assustar os pais e as crianças.
QUAL O TRATAMENTO?
Se a causa for bacteriana, é necessária internação para antibioticoterapia endovenosa. Já se a infecção for viral, a internação ocorre apenas se a criança não estiver em bom estado geral, com muitos vômitos e dor.
INFORMAÇÕES GERAIS!!!
- os sintomas costumam aparecer até 72h após o contato com o agente infeccioso. Por isso, se o seu filho estuda com alguma criança que foi diagnosticada com meningite, observe se ele vai apresentar algum desses sintomas nos próximos 3 dias.
- em alguns casos é necessário tratamento preventivo para familiares e contatos próximos. O médico saberá informá-los corretamente.
- se tratada rapidamente, a meningite não costuma deixar sequelas, mas a infecção pneumocóccica é a pior, podendo evoluir com surdez e dificuldade de aprendizagem.
- existe um tipo mais raro, porém muito mais perigoso de infecção que se chama meningococcemia. Nesse caso, a bactéria se espalha por todo o corpo rapidamente e o líquor pode estar normal.
Repassem essas informações aos seus amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário