Olá queridos!
As férias estão chegando e a pergunta mais frequente atualmente no consultório é: como proceder durante a viagem de avião com o bebê?
Por isso, resolvi montar um guia para que os pais e os bebês possam aproveitar a viagem da melhor forma possível.
Então vamos lá!!!!
1. QUAL A IDADE MÍNIMA PARA UM BEBÊ VIAJAR DE AVIÃO?
Para as companhias aéreas, a idade mínima é de 7 dias de vida. Porém, o ideal é esperar pelo menos 3 meses para que ele tenha recebido as primeiras doses das principais vacinas fazendo com que seu sistema imunológico não esteja tão susceptível a infecções.
2. QUAL A MELHOR FORMA DE ACOMODAR O BEBÊ DURANTE A VIAGEM?
Crianças acima de 2 anos devem viajar sentadas normalmente com o cinto afivelado. Já para os menores, existem as seguintes opções: um mini berço horizontal fornecido pela própria companhia aérea ou o bebê conforto. O ideal é que as crianças não viajem no colo dos pais, pois ficam desprotegidas no caso de uma turbulência mais forte.
3. COMO TRANSPORTAR OS ALIMENTOS DO BEBÊ?
A ANAC não tem nenhuma regulamentação para que as companhias aéreas forneçam alimentação especial para as crianças. Por isso, é importante os pais levarem leite ou papinhas para a viagem na bagagem de mão. Como são autorizadas apenas as quantidades certas para o período do voo, é necessário calcular a quantidade antes de sair de casa. Além disso, os alimentos devem ser apresentados no momento da inspeção, ou seja, na hora do raio x. Para voos internacionais, vale a pena ressaltar que só são permitidos frascos com o máximo de 100 ml. Então, não levem embalagens maiores que isso senão terão que descartar o produto. Para finalizar, não se esqueçam de manter as papinhas bem refrigeradas, conservando-as em lancheiras térmicas para não correr o risco de estragarem. Os comissários de bordo aquecem se necessário.
4. É NECESSÁRIO LEVAR A CARTEIRA DE VACINAÇÃO?
Sim, durante a viagem podem ocorrer intercorrências com a necessidade de checar a vacinação. É importante ressaltar também que, antes de qualquer viagem, o pediatra deve ser informado sobre o destino para que possa avaliar a necessidade de alguma vacina especial.
5. COMO EVITAR QUE O BEBÊ FIQUE AGITADO OU SE SINTA MAL DURANTE O VOO?
O ideal é procurar respeitar o ritmo natural do sono da criança, ou seja, viajar durante a noite. A diferença de pressão durante a decolagem e a aterrizagem podem gerar um certo desconforto nos ouvidos, com dor em muitas vezes. Por isso, vale a pena nesses dois momentos, oferecer algo para a criança ingerir, assim os ouvidos tencionam menos devido a movimentação da articulação têmporo-mandibular. A turbulência natural do avião pode causar tonturas e náuseas, sendo necessária alguma medicação. Por isso é importante sempre consultar o pediatra antes de qualquer viagem para que ele faça uma receita com as medicações que possam ser necessárias.
6. A CRIANÇA PODE VIAJAR DOENTE?
Neste caso, vale o bom senso. É claro que se a criança estiver com um resfriado leve, por exemplo, não contra-indica a viagem, apesar de que a pressão do avião poderá acentuar o processo infeccioso. Mas o mais importante é procurar resolver os quadros mais intensos antes de qualquer viagem a fim de se evitar complicações.
7. É PERMITIDO EMBARCAR COM REMÉDIOS?
Sim, mas igualmente aos alimentos, eles devem ser transportados apenas na quantidade a ser utilizada durante o voo e devem ser apresentados no momento do raio x. Nos voos internacionais, também não são permitidos frascos com conteúdo acima de 100 ml.
Espero que este guia possa ajudá-los na próxima viagem!!!!
Um abraço a todos!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário