terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Como lidar com as birras?
Olá pessoal, hoje o post é sobre um assunto que gera muitas dúvidas entre os pais: como lidar com as birras das crianças.
Desde muito cedo, as crianças aprendem a arte da manipulação. Tudo começa com um chorinho quando o bebê não consegue satisfazer seus desejos, mas da mesma maneira que sabem que agradam quando são boazinhas, percebem que podem usar a birra para conseguirem o que desejam.
A teima faz parte do comportamento infantil e costuma se intensificar a partir de 1 ano e meio, quando começa a apresentar certa independência e expressar suas vontades. Porém o primeiro mandamento para lidar com a birra infantil é não se desesperar!
A birra começou. E agora, o que fazer?
1. NÃO PERCA O CONTROLE
É importante ser firme e controlar a situação. O nervosismo pode deixar a criança mais assustada e piorar a birra. No entanto, é necessário também ser acolhedor, mostrando à criança o porque não adianta insistir naquela situação.
2. MANTENHA A SUA DECISÃO
Caso o primeiro item não dê certo, é importante não ceder e manter a sua palavra. Caso contrário, a criança pode ficar cada vez mais autoritária. Desde cedo, precisam entender que não podem ter tudo o que desejam na hora que desejam.
3. EXEMPLIFIQUE
Manter a calma e mostrar uma atitude confiante são essenciais para exemplificar à criança o modo correto de agir. Evite gritar e bater a porta por exemplo. Muitas vezes a criança está apenas repetindo a atitude dos pais.
4. NÃO VALORIZE A BIRRA
Se a criança se sente insegura, ela muda. Ao perceber que os pais não deram a atenção necessária e continuaram seus afazeres, a criança costuma encerrar a birra. Sempre me lembro de um caso que ocorreu no meu consultório. Um paciente não quis ir embora após o término da consulta para continuar brincando e se jogou no chão chorando. A mãe tentou, por diversas vezes, pegá-lo, porém sem sucesso. Então resolveu sair do consultório deixando a criança sozinha. No mesmo momento ele se levantou e saiu. A criança fica preocupada se os pais a deixam.
5. CASTIGUE PROPORCIONALMENTE
A criança precisa entender que seus atos tem consequências. Os pais devem sempre falar a mesma linguagem diante dos filhos e quem coloca no castigo é o mesmo que tira. Sempre! Na orientação da Supernanny Cris Poli, o castigo deve durar 1 minuto por ano de idade em média.
6. SEJA FLEXÍVEL ÀS VEZES
Medir forças com a criança toda vez apenas para mostrar autoridade não é saudável. Deixe para agir com mais flexibilidade nos momentos menos importantes. Algumas coisas podem e devem ser negociadas com as crianças, como deixar ela brincando um pouquinho mais.
7. AJUDE A CRIANÇA ENTENDER O QUE ELA ESTÁ SENTINDO
Na fase de aprendizado, os sentimentos também estão sendo identificados. É importante ajudar a criança a entender porque está agindo daquela maneira.
8. DISTRAIA A CRIANÇA
Além de não valorizar a birra, vale a pena distrair sua atenção para algo diferente e que,consequentemente, a faça parar com o show. Mas isso não significa atender suas vontades!
9. COMPARE A ATITUDE COM A DE OUTRAS PESSOAS
Quando ela percebe seu comportamento errado em outra pessoa, fica mais fácil entender porque não é legal agir daquela forma e ela pode até se sentir envergonhada.
10. NÃO INSISTA EM CONVERSAR NA HORA DA RAIVA
Ninguém quando está com raiva consegue raciocinar. Isso serve inclusive para os adultos!
11. VALORIZE A CRIANÇA
Do mesmo modo que é necessário castigar para que a criança aprenda, valorizar suas boas atitudes também é fundamental para a formação de sua personalidade e para que ela perceba que vale mais a pena obedecer do que fazer malcriação.
12. PREVINA-SE
Evite sair com a criança com fome e sono, pois essas situações aumentam a chance dela se irritar com mais facilidade e logo começar uma birra.
É claro que cada caso é um caso, mas no geral essas dicas costumam dar certo!
Espero que esse guia prático ajude um pouquinho vocês!
Um abraço!
Muito bom, Dra. Julie! Tô vivendo esta fase.. Meu pequeno Danilo está com 2 anos e 5 meses e está usando bastante esta "técnica"! Muito lindo o seu blog! Saudade das suas consultas, sua atenção.. Pretendo voltar, apesar da distância do consultório! Bjs
ResponderExcluir