sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Semana Especial Teste do Pezinho: Leucinose e Toxoplasmose Congênita
Boa tarde queridos papais e mamãe!
Alguém já ouviu falar em leucinose? E toxoplasmose congênita? A doença do gato como dizem....
Vamos decifrar o que realmente são!
LEUCINOSE
O QUE É LEUCINOSE?
Também conhecida como a doença da urina do xarope de bordo, é mais uma desordem hereditária que gera deficiência em uma enzima responsável pela ´´ quebra ´´ do aminoácido leucina, assim como vimos ontem na fenilcetonúria, e seu excesso pode provocar danos neurológicos.
ONDE ENCONTRAMOS A LEUCINA?
Nas proteínas como soja, carne, peixe, ovo e leite.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Geralmente aparecem entre o quarto e sétimo dias de vida e incluem dificuldade de sucção, vômitos, desidratação, perda de peso e até convulsão. A urina apresenta um odor adocicado lembrando um xarope.
QUAL O TRATAMENTO?
É baseado numa dieta restritiva em leucina. Por isso, assim como na fenilcetonúria, é importante um acompanhamento nutricional adequado, além de orientação genética.
TOXOPLASMOSE CONGÊNITA
O QUE É TOXOPLASMOSE CONGÊNITA?
É a infecção do feto pelo parasita Toxoplasma gondii durante a gestação. A mãe transmite o parasita apenas se ela o adquirir durante a gestação. Não há risco para o feto quando a infecção ocorre há mais de 6 meses. Por isso a importância de realizar um pré-natal adequado.
COMO A MÃE PODE SE CONTAMINAR COM O PARASITA?
Através de carne mal passada ou com o contato de fezes de gatos contaminados. Por isso, é importante evitar alimentos crus durante a gestação e sempre usar luvas para mexer no jardim e nas fezes do gato se houver.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Depende do momento da gestação que a mãe foi infectada. Quanto mais no início, maiores as sequelas. Pode ocorrer restrição do crescimento fetal, prematuridade, surdez, cegueira e calcificações cerebrais.
COMO SE TRATA?
O tratamento deve ser iniciado logo após o nascimento e deve permanecer durante todo o primeiro ano de vida do bebê. É composto por 3 drogas que incluem antibióticos para combater a infecção.
Agora vocês já sabem o porquê de se evitar alimentos crus na gestação! Não deixem de passar para suas amigas gestantes!
Bom fim de semana e amanhã tem mais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário