sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Semana Especial de Vacinas: Pneumocóccica e Meningocóccica
Seguindo com nossa semana especial, vamos falar sobre duas vacinas muito importantes!
PNEUMOCÓCCICA
O Streptococcus pneumoniae ou pneumococo é uma bactéria transmitida através das secreções da pessoa contaminada como saliva, espirros, secreção nasal e pode desencadear otite, sinusite, conjuntivite, pneumonia ( o pneumococo é responsável por 45% dos casos! ) e até meningite ( o pneumococo é responsável por 11% dos casos! ).
É aplicada por via intramuscular e é composta pela bactéria inativada.
A vacina disponível na rede pública é a 10 valente, que protege contra 10 sorotipos da bactéria. Já a presente na rede particular é a 13 valente, que protege contra 13 sorotipos e esses 3 a mais são muito frequentes no Brasil. Por isso, vale a pena se programar para fazer a 13 valente!
Já a vacina pneumocócica 23 valente está disponível para os pacientes portadores de doenças crônicas como nefropatias, cardiopatias, hemoglobinopatias e pneumopatias a partir dos 2 anos.
MENINGOCÓCCICA
|A Neisseria meningitidis ou meningococo é uma bactéria que também é transmitida pelas secreções e causa meningite e meningococcemia ( infecção generalizada ), mais comum em crianças menores de 1 ano, com alto índice de mortalidade.
Indica-se 3 doses no primeiro ano de vida e uma dose única caso a vacina seja feita pela primeira vez após 1 ano.
Também é aplicada por via intramuscular e composta pela bactéria inativada.
Existem 13 sorotipos, mas os mais comuns são os do tipo A, B e C. Porém a vacina protege apenas contra o meningococo C.
Papais e mamães, por favor fiquem atentos às sua carteiras de vacinação também, pois não adianta nada fazermos todas as vacinas nas crianças e não deixarmos as nossas em dia!
Confiram no post Vacinação: porque são tão importantes? as vacinas da fase adulta.
Um abraço!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário