quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Febre: o que realmente fazer na hora H?


Olá mamães!
O que realmente é certo fazer durante a febre?
Quando devemos nos preocupar?
Quando começa o perigo de ter convulsão?
Essas são dúvidas muito frequentes em todas as famílias, mas agora tudo será esclarecido.

A PARTIR DE QUAL TEMPERATURA CONSIDERA-SE FEBRE?
Febre é a temperatura corporal acima de 37,8º.

QUAIS OS SINAIS QUE MEU FILHO PODE APRESENTAR QUANDO ESTÁ COM FEBRE?
Durante o aumento da temperatura, ocorre dilatação dos vasos sanguíneos causando pele rosada e quente, além de aumento da frequência cardíaca e respiratória ( seu filho pode apresentar-se com a respiração ofegante ). Mas ao mesmo tempo, ocorre constrição dos vasos das extremidades como mãos e pés, por isso muitas vezes eles podem ficar frios e com as pontas azuladas. Tremores, calafrios, dor de cabeça e no corpo, desânimo e sonolência também podem estar presentes.

FAZER COMPRESSA REALMENTE AJUDA A ABAIXAR A FEBRE?
E muito! Esse é um dos melhores procedimentos a se fazer, além do BANHO que sempre deve ser MORNO. Embeba uma fralda de pano ou toalha em água na temperatura ambiente ( algumas mães gostam de colocar álcool ) e coloque na testa, axilas e virilhas, sempre trocando quando esquentar, até a normalização da temperatura.

QUAIS MEDICAÇÕES POSSO USAR EM CASA?
Existem três anti-térmicos que usamos com frequência: Dipirona, Paracetamol e Ibuprofeno. Peça ao seu pediatra para deixar uma receita com as doses adequadas ao seu filho. A mesma medicação pode ser usada até de 6 em 6 horas, devendo ser intercalada com outra caso a febre volte antes desse período.

A PARTIR DE QUE TEMPERATURA MEU FILHO CORRE O RISCO DE TER CONVULSÃO?
A convulsão febril ocorre mais frequentemente entre o sexto mês de vida e os 6 anos de idade e é decorrente do aumento brusco da temperatura e não pela alta temperatura como a maioria pensa. Por isso, não existe uma temperatura exata que cause convulsão. Além disso, não são todas as crianças que tem essa tendência. Cada caso é um caso.

QUANDO É A HORA DE IR AO PRONTO-SOCORRO?
Após a normalização da temperatura em casa em primeiro lugar, justamente para bloquear o aumento brusco como falamos. Geralmente os sintomas da infecção não aparecem no primeiro dia de febre. Desse modo, recomenda-se observar pelo menos 24 horas para levar ao pronto socorro.

LIÇÕES DO DIA:

ESPERE A TEMPERATURA ALCANÇAR 37,8º PARA MEDICAR.

TIRE O EXCESSO DE ROUPA DO SEU FILHO DURANTE A FEBRE PARA AJUDAR A ABAIXAR A TEMPERATURA MAIS RÁPIDO, MESMO QUE ELE PAREÇA ESTAR COM FRIO.

NUNCA SAIA CORRENDO COM SEU FILHO COM FEBRE PARA O PRONTO-SOCORRO. CONTROLE A TEMPERATURA EM CASA PARA EVITAR CONVULSÃO.

Agora já sabem que não adianta se desesperarem. Seu filho precisa de você calma para ajudá-lo da melhor forma.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário