quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Semana Especial Teste do Pezinho: Fibrose Cística e Fenilcetonúria


Boa tarde a todos!
Hoje vamos falar sobre duas doenças pouco conhecidas pela população, mas que são de extrema importância!

FIBROSE CÍSTICA

O QUE É FIBROSE CÍSTICA?
Também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética que altera o funcionamento das glândulas exócrinas, as quais produzem substâncias como muco, suor, enzimas pancreáticas. Desse modo, o organismo não consegue eliminar essas secreções de forma adequada tornando-as mais espessas.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
O aparelho respiratório é o mais afetado na doença, pois como o muco da traqueia e brônquios é mais espesso e não consegue ser eliminado de forma eficaz, a criança geralmente apresenta pneumonias e bronquites de repetição.
Nas glândulas sudoríparas, responsáveis pela eliminação do suor, essa alteração prejudica a reabsorção do cloro, o que faz com que haja retenção de água e sódio deixando o suor salgado.
Já no aparelho digestivo, a excreção ineficaz das enzimas digestivas faz com que a criança evolua com má absorção dos nutrientes, o que leva a baixo ganho de peso mesmo se alimentando bem, além de apresentar maior número de evacuações de aspecto gorduroso.

QUAL O TRATAMENTO?
É importante uma orientação nutricional, hidratação adequada, reposição de enzimas pancreáticas e medicações para expectorar o excesso de muco pulmonar. Desse modo, se faz necessária uma equipe multidisciplinar com pediatra, pneumologista, gastroenterologista, fisioterapeuta respiratório e, por se tratar de uma doença genética, de um geneticista para aconselhamento familiar.

FENILCETONÚRIA

O QUE É FENILCETONÚRIA?
Também é uma doença genética, em que as crianças não produzem uma enzima fundamental que digere a fenilalanina.

O QUE É FENILALANINA?
É um aminoácido que, por sua vez, é proveniente das proteínas e que atua na produção da melanina (pigmento responsável pela cor da pele e cabelo ). Por isso, as crianças portadoras de fenilcetonúria podem apresentar olhos e cabelos mais claros que os seus irmãos.
Ela é encontrada no leite, ovos, frango, peixe, aspartame, refrigerantes entre outros. Nunca deixe de observar a embalagem que, por lei, devem conter essa informação. Aproveitem para checar na próxima ida ao mercado!

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os níveis elevados de fenilalanina são prejudiciais ao sistema nervoso central, podendo causar atraso do desenvolvimento, convulsões, tremores entre outros.

COMO PODEMOS TRATAR?
O tratamento consiste em uma dieta extremamente baixa em fenilalanina para toda a vida! Qualquer alimento que contenha mais do que 5% de proteína é contra-indicado para os portadores de fenilcetonúria. Por isso o acompanhamento com um nutricionista é fundamental!
A ANVISA disponibiliza em seu site uma tabela que mostra a quantidade de fenilalanina em diversos alimentos.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essas duas doenças tão importantes! Agora vocês já sabem porque nas embalagens dos refrigerantes está escrito bem grande CONTÉM FENILALANINA!

Um abraço a todos e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário