segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Meu filho está com piolho! E agora?


Olá pessoal! Como foram de Dia das Crianças? Espero que tenham curtido bastante!

Hoje vamos falar sobre um tema muito comum no dia a dia das mamães: os piolhos!

A pediculose ( infestação por piolhos ) é uma doença causada pelo parasita Pediculus humanus que afeta principalmente as crianças em idade escolar devido ao contato diário com outras crianças.
O piolho não voa, não pula e pode parasitar o couro cabeludo, corpo e pelos pubianos, se alimenta de sangue humano e vive por volta de 30 dias.


A transmissão se dá pelo contato direto com as pessoas infestadas ou uso coletivo de utensílios como pentes, travesseiros, prendedores de cabelos etc.
O principal sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, sobretudo na nuca e atrás das orelhas, com lesões semelhantes as picadas de inseto. E a confirmação se dá pela visualização das lêndeas, os ovos de cor esbranquiçada depositados pelas fêmeas, que se fixam nos fios de cabelo.



O tratamento baseia-se na retirada das lêndeas da seguinte forma:
- diluir vinagre em água na proporção 1:1
- embeber um algodão nessa solução e envolver os fios de cabelo ( por volta de 5 por vez )
- puxar da raiz para as pontas ( segurando a base do cabelo para não machucar a criança ), retirando assim todas as lêndeas
- trocar o algodão toda vez
- pode-se usar um pente fino embebido nessa solução também



Os medicamentos matam apenas os piolhos ( parasita adulto ) e não as lêndeas ( ovos do parasita ). Por isso essa técnica que mostrei é imprescindível, mesmo com o uso concomitante dos remédios.
Como o piolho pode viver até 2 dias fora da cabeça, é recomendável que se ferva todas as roupas da criança assim como toalhas e roupas de cama. Além disso, é válido que todos os familiares também sejam inspecionados para que se inicie o tratamento precocemente e interrompa o ciclo reprodutivo do parasita.
Devido a intensa coceira, pode ocorrer infecção bacteriana secundária na pele, necessitando uso de antibióticos.

LIÇÕES DO DIA: 

NUNCA COMPARTILHE PENTES, ESCOVAS E PRENDEDORES DE CABELO. ISSO VALE PARA OS CABELEIREIROS TAMBÉM! OS UTENSÍLIOS DE MANICURE NÃO DEVEM SER OS ÚNICOS A SEREM ESTERILIZADOS! UM BANHO DE ÁGUA COM VINAGRE GERALMENTE É SUFICIENTE PARA ELIMINAR O PARASITA DA ESCOVA. CONVERSE COM SEU CABELEIREIRO!

EVITE QUE SEUS FILHOS FIQUEM DE CABELO SOLTO NA ESCOLA.

INSPECIONE A CABEÇA DO SEU FILHO TODOS OS DIAS, MESMO QUE ELE NÃO APRESENTE SINTOMAS!

Espero que tenham gostado! Agora é só repassar as informações para seus amigos!

Um abraço a todos!

Um comentário: