segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Neuronutrição: alimentos que aumentam a inteligência



Feliz 2014 a todos!!!

Vamos começar o ano com um assunto muito interessante. Realmente existem alimentos que podem aumentar a inteligência das nossas crianças?

Mas antes de falarmos sobre os alimentos, vamos entender um pouco sobre o desenvolvimento neurológico. Para vocês terem uma ideia, o cérebro cresce 85% até os 5 anos de idade, ou seja, essa é a faixa etária fundamental para o desenvolvimento cognitivo.



Tal desenvolvimento ocorre através da comunicação entre os neurônios, as sinapses. Quanto mais sinapses formamos, mais rápido é o nosso raciocínio, aprendizado, memória e plasticidade cerebral ( capacidade do cérebro de se adaptar a doenças e lesões, fazendo " rotas alternativas " ). Essa conexão depende da mielinização, ou seja, da formação da bainha de mielina. 80% da mielina são lipídeos, principalmente o DHA ( ácido docosahexaenoico ) e é essa substância que devemos procurar nos alimentos para ajudar no desenvolvimento cerebral.


Como não produzimos o DHA, a única fonte é externa. Os alimentos ricos em ômega 3 são os que mais possuem o DHA. A Organização Mundial de Saúde recomenda a seguinte ingestão diária de DHA:
- 0 a 6 meses: 125 mg
- 7 a 12 meses: 150 mg
- 1 aos 3 anos: 200 mg
- 4 aos 8 anos: 250 mg
- adultos: 200 a 300 mg
- grávidas: 450 mg
- mães que amamentam: 550 mg

Os alimentos que mais contem DHA são:
- salmão 1,45 mg de DHA / 100g
- atum: 1,1 mg de DHA / 100g
- sardinha: 0,86 mg de DHA / 100g
- bacalhau: 0,54 mg de DHA / 100g
- linhaça, nozes e azeite: < 0,5 mg de DHA / 100g
- leite materno: a quantidade de DHA depende da ingestão materna

Reparem que o fornecimento de DHA através da alimentação é muito baixo, teríamos que comer mais de 1 kg de salmão por dia!! Por isso a suplementação se faz tão necessária desde a gestação e principalmente durante a amamentação para fornecermos a quantidade ideal para as nossas crianças. Mas não faça isso sozinho, apenas o médico ou nutricionista saberão orientá-lo corretamente a fim de evitar a toxicidade pelo DHA que pode causar distúrbios de coagulação.

O DHA não é a única substância que ajuda no desenvolvimento cerebral. O ácido araquidônico presente no ômega 6, a colina presente no gema do ovo e o ferro presente nas carnes, feijão e verduras verde-escuras também são importantíssimos. Veja o post Quais vitaminas meus filho deve tomar desde o nascimento?

Vamos educar nossas crianças a terem uma alimentação diversificada desde pequenos para que se tornem adultos inteligentes e saudáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário