quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Os gânglios no pescoço são perigosos?



Muitas mães já perceberam alguns carocinhos no pescoço do seu filho e logo se preocuparam... Será alguma doença ruim?
Esses nódulos são os gânglios ou linfonodos, as famosas ínguas! São estruturas importantíssimas presentes por todo o corpo e são conectados pelos vasos linfáticos, formando o sistema linfático. Tal sistema é responsável pela produção de anticorpos ( junto com o timo e o baço ) e eliminação das toxinas do nosso organismo.


Os gânglios geralmente tem o tamanho de uma ervilha, são móveis, indolores e de consistência macia. Porém, quando temos alguma infecção, os gânglios próximos ao local afetado aumentam de tamanho ( adenomegalia ) justamente para gerar defesa.



Adenomegalia cervical: geralmente decorrente das infecções de vias aéreas superiores como otite, amigdalite, sinusite, entre outras.



Adenomegalia axilar: pode estar presente nas reações vacinais ( quando a aplicação é no antebraço ), mas essa localização é muito importante no auto-exame das mamas da mulher ( caso haja câncer de mama, o gânglio axilar cresce para tentar defender o organismo ).



Adenomegalia inguinal: mais frequente nas doenças sexualmente transmissíveis ou por alguma lesão de pele nos membros inferiores.



Esses são os locais que conseguimos avaliar os gânglios apenas com o exame clínico, mas podemos ter adenomegalia em qualquer outro lugar do organismo. Infecções virais como a mononucleose e a citomegalovirose por exemplo, evoluem com adenomegalia generalizada.

Como vocês puderam observar, a maioria dos gânglios é reacional a um processo infeccioso, mas infelizmente existem as situações em que a adenomegalia é secundária a uma doença maligna. Nesses casos, a característica do gânglio muda, pois costuma se apresentar de forma endurecida e fixa, além de crescer muito rápido.




Por isso, a orientação do dia é: quando notar uma adenomegalia no seu filho, observe se esse aumento coincide com algum processo infeccioso ou alérgico e se ele diminui após a resolução deste. Muitas crianças apresentam gânglios palpáveis rotineiramente ou demoram meses para que involuam por completo.
Caso perceba qualquer característica diferente, ou simplesmente fique na dúvida ou insegura, não deixe de procurar o pediatra para uma avaliação adequada, o qual, se achar necessário, encaminhará ao hematologista infantil.

Fiquem de olho!

7 comentários:

  1. Boa noite doutora! Fico feliz em ver seu blog, pois estou preocupada com meu pequeno, e aqui pude ficar mais tranquila. Acho que ele está com adenomegalia cervical, ele está todo empoladinho, mais não sintomas algum. Sei que devo levá-lo ao especialista, mais você acha que devo me preocupar? O nodulo é de uns 2cm, se mexe e é indolor
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Minha filha de 6 anos está com um nódulo de uns 4 cm no pescoço,sem febre,sem dor,garganta sem infecção.ela teve uma infecção de garganta a uns 3 meses atrás que voltou depois de um mês.e agora esse nódulo.O que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Olá meu filho tem 3 anos está com um nódulo de uns 4 cm no pescoço,sem febre,sem dor,garganta sem infecção.ela teve uma infecção de garganta a uns 3 meses atrás que voltou depois de um mês.e agora esse nódulo.O que pode ser

    ResponderExcluir
  4. Minha bebê ten 1 ano e 2 mesesela tem um nódulo no pescoçinho ja faz tempo q vi falei cm dois pediatras falaram q ñ é nada dw mais ...mais eu fico preocupada pq parece q ele cresceu é móvel e indolor

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Dr.meu filho tem um caroço de um 4cm na nuca nem atrás ele n clama de dor neh febre, só q foi muito preocupada com ele ele tem 4 anos

    ResponderExcluir
  6. olá minha fila tem 8 anos e ta com uma ingua debaixo do braço nao tem febre mais quando tosse ela disse que dói o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  7. Ola meu filho tinha um nodulo mole na axila mas com um tempo ele endoreceu e furou ja levei em varios medicos e so passam remédios mas ñ fecha a ferida

    ResponderExcluir