quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dica da Pediatra: contar histórias estimula a inteligência



Desde os nossos primeiros dias de vida, mesmo antes do nascimento, os estímulos que recebemos ajudam o nosso desenvolvimento cerebral e constroem nossa inteligência.

O ato de contar histórias ativa principalmente a linguística, pois melhora a percepção dos sons, ritmos e significado das palavras, além de facilitar o uso da linguagem no futuro, principalmente para convencer, agradar e transmitir ideias de forma mais clara e objetiva.

Você pode contar histórias famosas ou as do seu próprio dia a dia, tanto faz. O importante é criar esse hábito. Repetir uma história após um certo tempo é necessário para estimular a memória dos pequenos também. Outra dica que ajuda o desenvolvimento do raciocínio lógico é iniciar uma história e pedir para o seu filho terminá-la ou desenhar os personagens e lugares.

Vamos criar o hábito da leitura em nossas crianças!

Dicas para estimular a inteligência do seu filho:
- converse com o seu filho e conte histórias desde a gravidez: a partir dos 5 meses de gestação ele já ouve e se acostuma à sua voz. Quando repetir as mesmas histórias após o nascimento, ele ficará mais calmo;
- quando o bebê chorar, converse com ele antes de atendê-lo;
- cante também. A música tem a mesma função das histórias. A partir dos 2 anos, pode-se usar instrumentos musicais;
- ajude-o a reconhecer diferentes sons, odores e sensações táteis.

Vamos começar a leitura nesse feriado?

Um beijo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário