quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Semana Especial de Vacinas: Hepatites A e B



Olá papais e mamães! Vamos dar continuidade a nossa Semana Especial de Vacinas!

HEPATITE A

QUAL A VIA DE ADMINISTRAÇÃO E COMPOSIÇÃO DESSA VACINA?
A vacina contra hepatite A é administrada pela via intramuscular e é composta por vírus inativado.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE NOS VACINARMOS CONTRA HEPATITE A?
A hepatite A é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus VHA. A transmissão é fecal-oral (assim como a poliomielite e o rotavírus ) e também através de alimentos contaminados, principalmente água não tratada, frutos do mar crus, recheio de doces cremosos e alguns vegetais. Os sintomas aparecem na minoria dos infectados e incluem febre, náuseas, vômitos, diarreia, icterícia, fezes brancas e urina escura ( cor de coca-cola ). Mas em alguns casos pode ser mais grave evoluindo para hepatite fulminante, daí a importância de nos vacinarmos.

ESSA VACINA SÓ TEM NA REDE PARTICULAR?
Infelizmente, a vacina contra hepatite A não está disponível na rede pública de saúde. Por isso, papais e mamães fiquem atentos ao calendário vacinal no post Vacinas: porque são tão importantes? para não deixarem de realizar a vacina em clínicas de vacinação.

HEPATITE B

QUAL A VIA DE ADMINISTRAÇÃO E COMPOSIÇÃO DESSA VACINA?
A vacina contra hepatite B é administrada pela via intramuscular e é composta pelo vírus inativado também.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE NOS VACINARMOS CONTRA A HEPATITE B?
A hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHB. A transmissão é através do contato com o sangue contaminado por transfusão sanguínea, uso de drogas injetáveis ou da mãe para o bebê durante a gravidez. Geralmente a pessoa infectada não apresenta sintoma nenhum, apenas quando evolui para cirrose ou câncer hepático depois de alguns anos. Daí a importância de nos vacinarmos.

É VERDADE QUE OS PREMATUROS DEVEM TOMAR UMA DOSE A MAIS DA VACINA?
Sim. Os prematuros devem receber 4 doses da vacina para garantir uma imunização adequada. Muitas pessoas também necessitam dessa dose de reforço, por isso é necessário fazer a sorologia para a hepatite B para avaliar se a vacina funcionou ou se deve fazer o reforço.

Cada caso é um caso! Não deixe de conversar com o pediatra antes de tomar qualquer vacina!


Nenhum comentário:

Postar um comentário