quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Semana Especial de Vacinas: Tetra bacteriana



Hoje vamos falar de uma vacina que é quatro em uma só. A tetra bacteriana inclui difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo b. É aplicada pela via intramuscular e é composta por bactérias inativadas.

DIFTERIA

A difteria é uma doença infecto-contagiosa transmitida através do contato com as secreções de pessoas infectadas como saliva e secreção respiratória.Os sintomas incluem febre, faringoamigdalite com a presença de placas brancas visíveis a olho nu, aumento dos gânglios do pescoço e pode evoluir com dificuldade respiratória e problemas cardíacos. Por isso, não deixem de vacinar seus filhos.

TÉTANO

O tétano não é uma doença contagiosa, é transmitida através de lesão na pele ocasionada por pregos, latas velhas, arames e até espinho de plantas, geralmente sujos ou enferrujados, pois a bactéria vive na terra e na poeira da rua. Os sintomas são decorrentes da alteração do sistema nervoso central como rigidez muscular, espasmos,convulsões e até parada cardio-respiratória. Não preciso nem falar mais nada da importância dessa vacina né?!

COQUELUCHE

A coqueluche é uma doença infecto-contagiosa transmitida através do contato com as secreções das pessoas infectadas assim como a difteria. É uma infecção reemergente, ou seja, que está voltando com tudo! Os sintomas incluem crises de tosse por pelo menos 21 dias ( a famosa tosse comprida ) associado a um barulho intenso que podem evoluir para insuficiência respiratória, principalmente nas crianças até 6 meses. Mais uma vacina importantíssima!

HAEMOPHILUS INFLUENZAE TIPO B

Essa bactéria causa sinusite, otite, pneumonia e até meningite. É transmitida também através das secreções das pessoas contaminadas. Acomete principalmente crianças abaixo dos 5 anos.

Atualmente, essa vacina também pode ser aplicada junto com a hepatite B e é chamada pentavalente.

A tetra bacteriana é uma das vacinas que mais dá reação como febre, convulsão febril e dor no local da aplicação. Porém existe a opção acelular na rede particular que costuma dar menos reação.

A vacina dupla adulto, que devemos tomar a cada 10 anos, nos protege conta a difteria e o tétano, mas como a coqueluche está atingindo inclusive os adultos com risco de contaminar os bebês, recomenda-se o reforço desta vacina também. Porém, a vacina que contém as 3 proteções só está disponível na rede particular. Por isso, é importante todos os adultos da família se vacinarem!

Confiram suas carteirinhas também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário