quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mito x Verdade: esquentar alimentos em recipientes de plástico dá câncer?



Essa dúvida é muito frequente nos consultórios, por isso achei melhor esclarecê-la aqui no blog.

O Bisfenol A ou BPA é uma substância usada na produção do policarbonato, material presente na maioria dos plásticos rígidos e transparentes como mamadeiras, copos e potes de alimentos para bebês.

Apesar de parecer inofensivo, ele desequilibra o sistema endócrino alterando a ação dos hormônios da tireoide, a liberação de insulina pelo pâncreas e propicia a proliferação das células gordurosas. Também pode provocar aborto, câncer de mama e próstata, puberdade precoce, déficit de atenção e memória.

A contaminação se dá pela ingestão, pois o BPA se desprende dos recipientes e passa para os alimentos mesmo que você não os aqueça. Por isso dê preferência para os recipientes de vidro ou livres de BPA.

Uma curiosidade: os papeis termo sensíveis ( usados para comprovantes bancários ) também contém BPA e a contaminação pode ocorrer até pelo contato com a pele. Sempre que possível dê preferência às versões digitais dos comprovantes. E, apesar de ser reciclável, recomenda-se o descarte desse tipo de papel em lixo comum para evitar a contaminação de outros produtos de papel reciclado.

Recentemente a ANVISA proibiu a importação de mamadeiras com BPA, o que já ajuda a proteger os lactentes, mas ainda temos que ficar atentos com os outros produtos como chupetas, copos, potes, latas de leite, pratos e talheres.

Fiquem atentos e passem essa informação a seus amigos e familiares.

Beijos e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário